Uso da VPN no Brasil cresce 1.600% após bloqueio do TWITTER/X

Um dos assuntos mais comentados na última semana foi o bloqueio do TWITTER/X no Brasil. Essa ação fez aumentar intensamente a procura da VPN por pessoas físicas, gerando um crescimento de 1.600% segundo a empresa de segurança digital VpnMentor. Mas você sabe o que é e como funciona esse recurso de TI?

VPN é uma rede privada que oferece um canal seguro de comunicação. Para desvendar esse conceito, escrevemos esse artigo explicando o uso mais comum da VPN em empresas e por pessoas físicas.

VPN em empresas

Quando um funcionário está fora do escritório, seja trabalhando em casa, viajando ou fazendo trabalho remoto, ele pode usar uma VPN CLIENT TO SITE para se conectar ao site da empresa. Essa conexão permite que ele acesse todos os recursos da rede interna (servidor de arquivos, impressoras, etc), como se estivesse dentro da empresa.

Quando uma empresa tem vários locais de trabalho, ao invés de duplicar os recursos em cada local, dá para mantê-los numa localidade e usar uma VPN SITE TO SITE para conectar os sites, como matriz e filiais. Assim, os funcionários de todos os lugares podem acessar os recursos da empresa mesmo estando longe geograficamente. Importante lembrar que é possível disponibilizar a VPN SITE TO SITE e a VPN CLIENT TO SITE simultaneamente.

VPN para Pessoas Físicas

Agora vamos entrar no mundo das pessoas físicas. Às vezes surge a necessidade de esconder seu endereço IP ou mostrar um endereço IP de outro país.

Por exemplo, você é cliente de algum serviço que disponibiliza os conteúdos de acordo com a região, por exemplo, você quer assistir a um programa que ainda não está disponível no Brasil, ou simplesmente não vai passar aqui. A VPN é uma solução, pois através dela você pode se conectar a um servidor de algum país que recebe o conteúdo que você deseja. Então, você passa a receber o conteúdo do país desejado porque o endereço IP define sua localização geográfica.

Essa técnica também pode ser usada para acessar lojas online específicas que só permitem usuários locais. Com uma VPN isso fica possível.

Outro exemplo disso tem sido o uso da VPN para acesso ao TWITTER/X após o bloqueio nacional, justificando o aumento repentino do uso dessa tecnologia no Brasil, todavia é importante comentar que viabilidade técnica é diferente de permissão legal.

O que é necessário para usar uma VPN

Quando falamos de VPN há três coisas essenciais: hardware, software e serviço. No caso de uma VPN Corporativa pode ser VPN SITE TO SITE ou VPN CLIENT TO SITE ou ambas.
A VPN Corporativa
é gerenciada pelo pessoal do TI da empresa que pode fazer a VPN com recursos internos ou contratar uma empresa especializada em VPN, como a BN7, que atuará desde o planejamento, implantação e monitoramento da VPN Corporativa, trazendo tranquilidade para execução das atividades na empresa.

Para usuários individuais também é necessário ter hardware, software e serviço. Há fornecedores que oferecem o serviço gratuitamente, os que cobram um preço acessível e geralmente tem pacotes anuais para garantir acesso seguro à internet. Vale procurar o mais aderente às suas necessidades.

Assine nossa Newsletter

Receba novidades exclusivas do mundo de TI