Inicialmente, a infraestrutura de TI representa uma somatória de cabos, hardware e software, que, bem implementados, formam a fundação, o alicerce, a base, para que as informações necessárias ao funcionamento do seu negócio estejam sempre disponíveis e acessíveis.
Em seguida, ela se configura como tudo o que você precisa para criar e executar aplicações de software em uma organização. Além disso, funciona como a fundação para todas as operações da empresa, viabilizando a comunicação e colaboração das equipes, parceiros, clientes e fornecedores de maneira eficaz e segura.
Viabiliza:
- Suas operações comerciais;
- A comunicação com clientes, fornecedores, parceiros;
- O armazenamento e gerenciamento de dados;
- A proteção dos dados da empresa;
- A disponibilização das informações para a tomada de decisões.
Além disso, a infraestrutura desempenha um papel crucial ao proteger os dados da empresa contra ameaças externas. Nesse sentido, é essencial, pois uma violação de dados pode resultar em perda de informações importantes ou na divulgação de dados confidenciais, resultando em consequências significativas.
Quanto à sua implementação, pode funcionar de forma remota (em nuvem), de forma tradicional (on premises) nas instalações da organização ou hibrida.
Inclui:
- Rede cabeada e wireless (Wi-Fi, LoRaWan, etc);
- Ativos de rede, como switch, firewall, no-break, roteador, gateway, etc);
- Servidores (e-mail, banco de dados, arquivos, etc) e estações de usuário (desktop, notebook, tablet, etc);
- Software;
- Links internet;
- Solução de backup e restore;
- Monitoramento e gerenciamento;
- Serviços de projeto, implantação, manutenção e suporte;
- Políticas de acesso aos dados e segurança;
- Impressoras: código de barras, etiquetas, laser, multifuncional e scanner;
- Telefonia: linha telefônica, cabeamento, aparelhos e VoIP;
- Serviços em rede.
Uma infraestrutura de TI bem-feita viabiliza:
- Processos automatizados;
- Redução de custos operacionais;
- Aumento na produtividade das equipes;
- Maior qualidade nos serviços prestados;
- Tomada de decisões mais ágil e assertiva;
- Identificação e solução rápida de problemas.
O suporte técnico é responsável pela infraestrutura de TI nas empresas, é composto por técnicos de diferentes níveis, que atuam em diferentes áreas, cobrindo assim toda gama de elementos que compões a infraestrutura de TI e todas as fases (projeto, implantação, manutenção e suporte). Pode ser interno, terceirizado através de empresas especializadas ou híbrido.
Problemas acontecem, demandas surgem, então o time de suporte assume, realiza as tratativas necessárias, e tudo fica documentado em sistema.
Pulo do gato:
- Montar e manter a infraestrutura de acordo com as necessidades do negócio (curto, médio e longo prazo), e sem surpresas;
- Ter cada projeto bem-feito, bem implementado e devidamente documentado;
- Desenvolver ações, processos e estrutura que previnam problemas, como por exemplo um bom monitoramento;
- Ter um bom monitoramento.
Ou seja, a infraestrutura de TI desempenha um papel fundamental viabilizando a realização das operações diárias e o sucesso de uma empresa.
A BN7 pode lhe ajudar nestas atividades sendo o braço operacional do seu TI, assim seu dia-a-dia operacional fica leve, você e sua equipe ficam livres para focar no seu negócio, na realização dos seus sonhos.