O que é, e para que serve infraestrutura de TI

Inicialmente, a infraestrutura de TI representa uma somatória de cabos, hardware e software, que, bem implementados, formam a fundação, o alicerce, a base, para que as informações necessárias ao funcionamento do seu negócio estejam sempre disponíveis e acessíveis.

Em seguida, ela se configura como tudo o que você precisa para criar e executar aplicações de software em uma organização. Além disso, funciona como a fundação para todas as operações da empresa, viabilizando a comunicação e colaboração das equipes, parceiros, clientes e fornecedores de maneira eficaz e segura.

Viabiliza:

  • Suas operações comerciais;
  • A comunicação com clientes, fornecedores, parceiros;
  • O armazenamento e gerenciamento de dados;
  • A proteção dos dados da empresa;
  • A disponibilização das informações para a tomada de decisões.

Além disso, a infraestrutura desempenha um papel crucial ao proteger os dados da empresa contra ameaças externas. Nesse sentido, é essencial, pois uma violação de dados pode resultar em perda de informações importantes ou na divulgação de dados confidenciais, resultando em consequências significativas.

Quanto à sua implementação, pode funcionar de forma remota (em nuvem), de forma tradicional (on premises) nas instalações da organização ou hibrida.

Inclui:

  • Rede cabeada e wireless (Wi-Fi, LoRaWan, etc);
  • Ativos de rede, como switch, firewall, no-break, roteador, gateway, etc);
  • Servidores (e-mail, banco de dados, arquivos, etc) e estações de usuário (desktop, notebook, tablet, etc);
  • Software;
  • Links internet;
  • Solução de backup e restore;
  • Monitoramento e gerenciamento;
  • Serviços de projeto, implantação, manutenção e suporte;
  • Políticas de acesso aos dados e segurança;
  • Impressoras: código de barras, etiquetas, laser, multifuncional e scanner;
  • Telefonia: linha telefônica, cabeamento, aparelhos e VoIP;
  • Serviços em rede.

Uma infraestrutura de TI bem-feita viabiliza:

  • Processos automatizados;
  • Redução de custos operacionais;
  • Aumento na produtividade das equipes;
  • Maior qualidade nos serviços prestados;
  • Tomada de decisões mais ágil e assertiva;
  • Identificação e solução rápida de problemas.

O suporte técnico é responsável pela infraestrutura de TI nas empresas, é composto por técnicos de diferentes níveis, que atuam em diferentes áreas, cobrindo assim toda gama de elementos que compões a infraestrutura de TI e todas as fases (projeto, implantação, manutenção e suporte). Pode ser interno, terceirizado através de empresas especializadas ou híbrido.

Problemas acontecem, demandas surgem, então o time de suporte assume, realiza as tratativas necessárias, e tudo fica documentado em sistema.

Pulo do gato:

  • Montar e manter a infraestrutura de acordo com as necessidades do negócio (curto, médio e longo prazo), e sem surpresas;
  • Ter cada projeto bem-feito, bem implementado e devidamente documentado;
  • Desenvolver ações, processos e estrutura que previnam problemas, como por exemplo um bom monitoramento;
  • Ter um bom monitoramento.

Ou seja, a infraestrutura de TI desempenha um papel fundamental viabilizando a realização das operações diárias e o sucesso de uma empresa.

A BN7 pode lhe ajudar nestas atividades sendo o braço operacional do seu TI, assim seu dia-a-dia operacional fica leve, você e sua equipe ficam livres para focar no seu negócio, na realização dos seus sonhos.

Assine nossa Newsletter

Receba novidades exclusivas do mundo de TI